Notícias
Nova caldeira de biomassa
Preocupados com a sustentabilidade dos negócios, o Grupo Bignardi decidiu investir R$7 milhões em uma nova caldeira de biomassa para a fábrica de Jundiaí, unidade responsável pela fabricação de papéis. Considerada uma fonte de energia limpa, a nova caldeira vai substituir outra, a qual utilizava combustíveis fósseis para gerar energia. Desse modo, a nova matéria-prima utilizada será o eucalipto (cavacos e cascas) que provém de florestas plantadas, ou seja, um combustível renovável, contribuindo de forma significativa na diminuição da emissão de carbono na atmosfera. Houve uma redução de emissão dos gases de efeito estufa na ordem de 67%, quando comparado com as emissões anteriores.
Além disso, os restantes inorgânicos gerados serão transformados em compostagem e depois servirão como adubo. Com isso, a fábrica terá 100% de energia renovável na sua operação.
O desperdício de energia, de recursos naturais, de materiais, de matérias-primas, não é bom para ninguém. Com cuidado, é possível economizar dinheiro, melhorar nossa qualidade de vida e reconhecer quem tem os mesmos valores.